Reinstalação do vps com limite de certificados atingido

Estou a tentar entender como funciona um vps, já instalei e reinstalei muitas vezes sistemas operativos diferentes e algumas vezes já com o certificado instalado.
O problema é que cada vez que reinstalo perco o certificado.
É possivel de usar um certificado existente após reinstalação?

Posso ler respostas em inglês:
sim
Meu nome de domínio é:
bubcasa.pt

O sistema operacional no meu servidor web é (com versão):
sentos 7 + vestacp
O serviço de hospedagem do meu site (se aplicável) é:

Posso acessar um shell root na minha máquina (sim ou não, ou não sei):
sim, mas não tenho conhecimentos.

Obrigado

1 Like

Yes. But you must save the private key first.
Everything else can be replaced. The private key is completely private and can never be replaced from anywhere else.
Also you have to handle private keys with only secured connections and systems or it may become "public information".

If you are gong to be testing, and retesting, you should probably be using the staging environment.

2 Likes

You can see that you are making new real certs - again and again - here:
crt.sh | bubcasa.pt

1 Like

O @griffin sugeriu que os aplicativos clientes deveriam ter uma funcionalidade de backup/restore, que a maioria não têm ainda. Como @rg305 disse, apenas a chave privada é necessária para usar o certificado, mas pode ser pouco fácil de importar (porque os softwares muitas vezes não possuem uma opção de "importar chave e certificado existentes").

Na minha opinião ainda não temos uma solução geral e fácil para isso.

Já sabia que existe uma AC de teste, com a mesma tecnologia da Let's Encrypt?

Os certificados que conseguirá dela não serão aceitas pelos navegadores (apresentam um erro como "esse certificado não foi emitido por uma autoridade conhecida") mas os passos de emissão são, apesar disso, exatamente iguais. E os limites dessa AC teste são bem maiores que os da AC oficial (se não me engano podem ser dezenas ou centenas de vezes maiores). Se pretende criar uns ambientes apenas para ver como seria usar um determinado conjunto de ferramentas, talvez seria mais adequado usar a AC teste. (No navegador, você pode até optar por aceitar o certificado teste, apenas no seu próprio dispositivo.)

2 Likes